SHOW: SERESTAS E CANÇÕES
160 ANOS DE UMA MULHER: Chiquinha Gonzaga (1847-1935 )
Para exaltar essa mulher-irreverência, os 160 anos do nascimento de Francisca Edwirges Gonzaga, nada melhor do que trazer a luz suas composições. Foram mais de 2000! Durante seus 87 anos, Chiquinha Gonzaga dizia que, "não entendia a vida sem harmonia".
Suas músicas são precursoras do choro, as polcas foram experimentadas por seu amigo, Joaquim Antônio da Silva Callado. Daí nasce o primeiro choro com letra, FLOR AMOROSA, composta por CALLADO, em homenagem a sua amiga Chiquinha. Nesse show, Karine Serrano, canta composições de Chiquinha Gonzaga com letra, "As músicas são engraçadas e poéticas ao mesmo tempo. Chiquinha tinha um humor feminista e à frente de seu tempo: exalta a mulher como avassaladora de corações." avalia a cantora.
A idéia do show surge num momento produtivo da carreira da cantora, onde prepara o DVD do grupo CHORARE e seu CD autoral. "O grupo CHORARE é muito importante para meu crescimento como intérprete e essa pesquisa das composições de Chiquinha Gonzaga me aproximaram ainda mais do CHORO." Revela a cantora sobre seus projetos.
O repertório em homenagem aos 160 anos de Chiquinha Gonzaga fala por si. "Cada canção tem sua história. É um show permeado de poesia e música. Não tem como cantar e não contar! – risos!". Começando com FLOR AMOROSA, de CALLADO, seguida por valsas como: Lua Branca e Namorados da Lua e claro, suas composições mais tocadas: Atraente e Corta-jaca (Gaúcho). "Algumas composições tiveram suas poesias incluídas há pouco tempo", a respeito de Hermínio Bello de Carvalho, que é letrista de Atraente.
A formação do time que acompanha Karine Serrano tem sua base no regional: no cavaquinho e direção musical, Nonato Mendes, no pandeiro, Henry no violão, Gleysson Andrade e na clarineta, Jamisson.
Serviço:
Evento: Projeto Segunda Aberta - Show com Karine Serrano e Grupo canta Chiquinha Gonzaga
Data: 07 de Abril de 2008
Local: Teatro do Goiânia Ouro
Horário: 21h
Entrada: R$ 5,00 preço único
Nenhum comentário:
Postar um comentário